Conheça a especialidade

Endodontia

Shape

"Somos uma equipe formada por cirurgiões especializados e apaixonados pela odontologia. Vamos transbordar o seu sorriso de alegria."

By Odonto alfa

Conheça as especialidades

ENDODONTIA

A endodontia é um ramo da odontologia que trata lesões e doenças da polpa e da raiz do dente. Os endodontistas são profissionais capacitados para tratar de problemas internos dos dentes. Popularmente, um indivíduo que trabalha nessa área é o especialista que cuida de canal dentário.

A endodontia é uma área importante não só para a saúde, mas também para a estética, pois é responsável por tratar a estrutura interna do dente, mantendo a saúde e a vitalidade da arcada dentária.

Se o paciente não der atenção ou não mantiver os cuidados necessários por meio dos tratamentos endodônticos recomendados, além de prejudicar a própria saúde, ele arrisca sofrer com problemas mais sérios, como a extração do dente.

O tratamento de canal dói?

Se você tem medo de ir ao dentista e, por essa razão, está postergando seu tratamento, temos uma ótima notícia. Em geral, o procedimento de canal não causa dores e é conduzido de maneira tranquila.

Vale a pena procurar profissionais especializados, como os da Odontoclinic, para que seu tratamento aconteça da melhor forma possível e seu sorriso fique encantador. Além disso, existem vários materiais e equipamentos úteis para realizar esse processo de modo indolor, na intenção de acabar com as dores de dente.

O que fazer depois do tratamento de canal?

Algumas pessoas acreditam que, realizado o tratamento de canal, aquele dente não terá mais cáries, mas esse é um equívoco que pode prejudicar a saúde do paciente. Mesmo que o dente não tenha mais “vida”, ele pode ser cariado como antes.

No tratamento de canal, é efetuada a remoção da polpa e a posterior obturação dos canais. Após esse processo, é feita uma restauração, com o propósito de manter a estética do dente e evitar a recontaminação. Se o paciente deixar de higienizar adequadamente a área, a restauração feita para fechar, o dente pode ser cariado novamente — e a bactéria, mais uma vez, pode atingir o restante da estrutura dentária. Confira os principais cuidados a seguir.